terça-feira, 25 de outubro de 2011

ADVENTISTAS SOMAM 2 MILHÕES E 42 MIL EM OITO PAÍSES SUL-AMERICANOS


[Brasília, DF] A Secretaria da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia divulgou, nessa semana, o balanço estatístico quanto ao crescimento adventista em oito países sul-americanos (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador) do terceiro trimestre de 2011. Segundo os dados, a Igreja Adventista soma atualmente 2.042.196 membros (de acordo com os dados computados até o mês de setembro) presentes em 22.590 igrejas e grupos. O número de batismos nesse terceiro trimestre foi de 65.025 e houve 1.712 profissões de fé (aceitação de novos membros em casos especiais como transferências).

A totalização mostrou, no entanto, um decréscimo no número de membros até agora. Em 2010, os adventistas nos oito países sul-americanos somavam 2.053.045, ou seja, 10.849 a menos que hoje. Grande parte dessa diminuição se deve a ajustes do controle de secretaria, o que dará maior precisão aos dados. Os ajustes estão sendo feitos há mais de quatro anos sistematicamente pelas secretarias das congregações e das sedes administrativas. Consiste em um trabalho permanente para identificar pessoas que deixaram de frequentar a Igreja Adventista, porém ainda estavam com seus nomes nos registros. “Trabalhamos para que, em cada igreja ou grupo adventista, as comissões dos líderes se reúnam com o pastor distrital e façam a regularização. Evidentemente antes de alguma pessoa ser removida da listagem geral de membros, recomendamos que fosse visitada e se tente todos os contatos possíveis para trazê-la de volta”, explica o pastor Magdiel Perez, secretário da sede sul-americana.

Crescimento de batismos
O levantamento mostra, ainda, que até setembro desse ano foram contabilizados 161.211 batismos, número já superior aos 152.240 registrados durante o ano de 2010. O pastor Erton Köhler, líder sul-americano, acrescenta que há uma preocupação com aqueles que deixam a igreja. “Estamos desenvolvendo projetos e ações que ajudam a não apenas trazer novos membros, por exemplo, através de campanhas evangelísticas, contudo mantê-los ativos e comprometidos com a missão. Estamos intensificando uma visão de que cada novo converso deve ser envolvido imediatamente em pequenos grupos e no processo de discipulado onde ele não é apenas um ouvinte da palavra, mas parte”, afirma Köhler.




[Equipe ASN, Felipe Lemos]

Vaticano quer autoridade financeira 'com competência universal’



O Vaticano anunciou nesta quarta-feira ter preparado um documento para a reforma do sistema financeiro internacional no qual convoca a criação de uma “autoridade pública com competência universal”.
O documento será apresentado na segunda-feira à imprensa e foi elaborado pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz, liderado pelo cardeal africano Peter Kodwo Appiah Turkson.
“A reforma do sistema financeiro internacional na perspectiva de uma autoridade pública de competência universal” é o título do documento, que ainda não teve seu conteúdo divulgado.
O Vaticano apresenta assim propostas concretas perante a crise econômica e social que afeta o mundo desde 2008.
Bento XVI se pronunciou em diversas ocasiões a favor de uma “intervenção pública” e denunciou o sistema econômico atual e suas consequências sobre os setores mais pobres da população, em particular os camponeses.
“A crise financeira mundial demonstrou a fragilidade do sistema econômico atual e das instituições a elas conectadas”, declarou o Papa em abril.
Para o chefe da igreja, é “um erro considerar que o mercado é capaz de se autorregular, sem a necessidade de uma intervenção pública e sem referências morais internacionais”, escreveu.
Na segunda-feira, em uma mensagem enviada à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pelo Dia Mundial da Alimentação, Bento XVI fez um pedido a favor dos agricultores de todo o mundo. “É preciso investir no setor agrícola”, disse.
Em julho, o Papa condenou firmemente a “especulação financeira” com alimentos.
“O quadro internacional e as frequentes preocupações causadas pela instabilidade, junto com o aumento dos preços dos alimentos, requerem propostas concretas e necessariamente unitárias para obter os resultados que os Estados não podem garantir individualmente”, ressaltou então.
Fonte: Veja Online, 19.10.2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Evangelismo Via Satélite - A GRANDE ESPERANÇA

Horários das transmissões via satélite pela TV e rádio Novo Tempo

Pela TV Novo Tempo


  • Canal Executivo: 20h (horário de Brasília) e retransmissão: 21h, 22h, 23h e 24h (horário de Brasília)
  • TV Novo Tempo: 21h (horário de Brasília) canais abertos e Sky

Pela internet


  • 20h (horário de Brasília) programação ao vivo
  • 21h videochat ao vivo com Pr. Luís Gonçalves
  • Os vídeos estarão disponíveis para download no dia seguinte

Rádio Novo Tempo


  • UCB, UCOB, UEB e USB – 20h
  • UCOB Tocantins e Mato Grosso, UNEB e UNB – 19h
  • UNOB – 18h

Treinamentos diários


  • UCB, UCOB, UEB e USB – 19h15 (horário de Brasília)
  • UCOB Tocantins e Mato Grosso, UNB, UNEB e UNOB – 18h




A Grande Esperança (Pr. Erton Köhler)


A Grande Esperança (Pr. Everon Donato)


A Grande Esperança (Pr. Luís Gonçalves)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vestibular da UFPA vai ter horário especial para guardadores do sábado

Solicitação para atendimento especial deve ser feita até dia 14 de outubro

[Belém, PA] Com a alteração da data do vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) que seria na sexta feira, dia 4 dezembro, para o sábado dia 03 de dezembro, surgiu a necessidade de um atendimento especial para os guardadores do sábado. Para isso, a Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA determinou, por meio da retificação do edital n.7, o período de 30 de setembro a 14 de outubro para que os guardadores do sábado possam solicitar o atendimento especial.

Segundo o coordenador pedagógico do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Arquimimo Almeida, “esse procedimento já existe no ENEM, mas nosso objetivo foi atender as pessoas que, por motivo religioso, não poder fazer exames no sábado. Dessa forma elas terão oportunidade”, explicou.

Mediante a solicitação os candidatos guardadores do sábado terão acesso ao local da prova de 13 às 14h, como os demais candidatos. No entanto, a partir desse horário ficarão em retiro até ás 18hs quando poderão fazer a prova com a duração de 4 horas. Lembrando que, para isso, o candidato deve solicitar o atendimento especial no período de 30 de setembro a 14 de outubro. A solicitação pode ser feita por meio de um formulário específico na página www.ceps.ufpa.br. para download.

Edital n.7 da Universidade Federal do Pará

Anderson Williame tem 23 anos é jovem Adventista do Sétimo Dia e guarda o sábado desde os dez anos de idade. Ele aprovou a iniciativa da UFPA ao oferecer atendimento especial.   “Gostei da determinação porque eles deram oportunidade pra gente fazer a prova. Se eles não tivessem feito isso eu não teria como fazer o processo seletivo, porque o guardar o sábado é um principio de vida pra mim. Só achei que divulgaram em cima da hora, espero que as pessoas que também guardam o sábado fiquem atentas para a data limite da solicitação”, comentou. O candidato que se recusar a seguir as determinações será eliminado do processo seletivo.

Mais informações sobre o processo seletivo acesse: www.ceps.ufpa.br. Você pode baixar a retificação do edital n.7 no link: www.aba.org.br/downloads.html.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Tiragem de A Grande Esperança chega a 166 milhões de exemplares no mundo





Washington, EUA ... [ASN]


O livro A Grande Esperança, que trata dos eventos finais e do conflito entre o bem e o mal ao longo da história, terá uma incrível tiragem de 166 milhões de cópias em todo o planeta. E o mais interessante: todos esses livros serão entregues gratuitamente a pessoas em diferentes continentes. A informação foi confirmada hoje, dia 12 de outubro, pelo pastor Erton Köhler, líder sul-americano da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países, que participa de reunião na sede mundial adventista nos Estados Unidos. A Grande Esperança é uma seleção de onze capítulos da célebre obra O Grande Conflito, de autoria de Ellen White, que revela, de acordo com a história secular e bíblica, os desdobramentos finais do mundo sob a ótica profética.
Na América do Sul, até agora, o número total de exemplares que serão distribuídos, principalmente a partir de 2012, é o de 50 milhões. Várias regiões administrativas adventistas já planejam realizar entregas literalmente de casa em casa. Até 2013, conforme Köhler, o sonho é maior ainda: 70 milhões de exemplares. E não é uma iniciativa qualquer. Um dos livros mais vendidos no Brasil atualmente, segundo ranking da Publishnews especializada no mercado editorial, chama-se Ágape, do padre Marcelo Rossi, e vendeu mais de seis milhões de cópias até agora. É pelo menos oito vezes menos do que a encomenda geral de A Grande Esperança. “Essa informação sobre o número de livros é muito importante, porque mostra uma movimentação mundial para pregar sobre a volta de Jesus Cristo”, afirma o presidente.
Outras novidades – Ainda falando de decisões tomadas nessa grande reunião mundial de líderes adventistas, que se encerrou nos Estados Unidos, o pastor Erton Köhler relata que foi criada uma nova união que vai atender especificamente a região do Oriente Médio e terá como sede a cidade de Beirute, capital do Líbano. A nova união, que estará ligada diretamente à Associação Geral da Igreja Adventista, abrangerá uma população de 500 milhões de habitantes onde vivem cerca de dois mil adventistas.
Outro ponto muito comentado nas reuniões foi a respeito da ênfase na evangelização das grandes cidades mundiais para 2013. A primeira a ser alcançada com uma estratégia diferenciada será Nova Iorque, nos Estados Unidos. Segundo reportagem da agência adventista de notícias internacional, ANN, a cidade de Nova Iorque hoje possui cerca de 19 milhões de habitantes que falam em torno de 800 idiomas diferentes e a metodologia utilizada para alavancar a evangelização nessa região será baseada em ações sociais e de saúde. “Nossa região também vai estar envolvida. Em maio do próximo ano, deveremos lançar nosso projeto especial nessa área”, avisa Köhler.

[Equipe ASN, Felipe Lemos]

Congresso Universitário do Distrito da Marambaia

Votada criação da União Leste Brasileira da Igreja Adventista


Washington, EUA ... [ASN] 
Líderes, entre eles pastores, leigos e administradores, representantes do mundo inteiro, votaram hoje, dia 12, nos Estados Unidos, a criação da mais nova sede administrativa na América do Sul. A reunião ocorreu na sede mundial da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A nova sede terá o nome de União Leste Brasileira e administrará a igreja adventista nos estados da Bahia e Sergipe, com cinco sedes regionais administrativas, nas cidades de Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Aracaju, várias escolas, uma rádio, e um internato com ensino superior. Suas atividades deverão iniciar em janeiro de 2013, quando estas cinco regiões estarão desligadas da sede no Recife. A sede administrativa do Nordeste do Brasil, que hoje administra a igreja em oito estados nordestinos, menos o Maranhão, denominada de União Nordeste Brasileira, continuará com o mesmo nome e administrará com o atual formato até dezembro de 2012, quando a nova sede em Salvador iniciará suas atividades. Com o novo formato a sede administrativa localizada no Recife, União Nordeste Brasileira continuará administrando a igreja adventista nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, com várias escolas e um internato que terá inicio em janeiro de 2013.
O ano de 2012 será um marco para igreja adventista no nordeste e já está sendo chamado de "O melhor ano da União Nordeste Brasileira." Segundo o pastor Ivanaudo Barbosa, secretário da sede administrativa nordeste, "2012 será um ano não de despedidas, mas de celebração com o nascimento da mais nova sede administrativa, afinal ambas, são nordestinas por natureza e repletas de uma irmandade alegre, trabalhadora, e motivada."
Segundo o pastor Geovani Queiroz, presidente da atual União Nordeste Brasileira, que esteve presente desde a semana passada na reunião em Washington, "os líderes adventistas de várias partes do mundo ficaram impressionados com o crescimento da igreja no nordeste e votaram a favor do surgimento da nova união".  Queiroz, com grande alegria, completou: "eles aplaudiram ao verem os relatórios das grandes coisas que Deus tem feito entre nós."
Hoje a União Nordeste Brasileira possui 357 distritos, 3.774 igrejas e grupos, 339.427 membros, 10 sedes administrativas regionais e dois internatos. Com a divisão, a contagem ficará aproximadamente 50% para cada região.
[Equipe ASN, Franck Lino]

Manifesto contra o criacionismo

Michelson Borges

Um grupo de 30 cientistas, entre eles Richard Dawkins e David Attenborough, assinou uma petição defendendo a ideia de que a teoria da evolução deve ser ensinada às crianças a partir dos cinco anos. Em carta ao governo britânico, o grupo pede “o combate às aulas de criacionismo nas escolas”. Para esse grupo, o criacionismo teria ganhado espaço com sua “nova roupagem” que, para eles, é a teoria do design inteligente. Segundo reportagem publicada no jornal O Globo, “a teoria científica de Darwin, internacionalmente aceita, sustenta que todos os seres vivos se desenvolveram a partir de organismos primitivos por meio de mutações genéticas aleatórias e de um processo chamado de seleção natural – em que as espécies mais bem adaptadas sobrevivem”. Dawkins, em texto publicado no jornal Times, afirma que “a evolução é uma explicação para a existência verdadeiramente satisfatória e completa; suspeito que isso seja algo que uma criança possa apreciar desde muito nova”.
Chamar Dawkins de “cientista proeminente” (como faz a matéria de O Globo) é forçar a barra. Há quantos anos ele não põe os pés num laboratório? Que descoberta ou pesquisa científica ele fez? O neoateístaultradarwinista-mor vive da venda de seus livros polêmicos e, certamente, de sua aposentadoria de ex-professor universitário. Ele não faz ciência, apenas divulga estridentemente seu naturalismo filosófico antiteísta e anticriacionista por meio de livros, campanhas mal-educadas e, inclusive, acampamentos para doutrinação de crianças. (Aliás, o último livro dele para crianças tem como título The Magic of Reality. Isso é muito estranho porque, anos atrás, o biólogo que também escreveu Deus, um Delírio, disse que ensinar religião para crianças é como praticar estupro. Mas ele pode ensinar ateísmo travestido de ciência?)
Extrapolação metafísica
A verdade é que o próprio Dawkins admite que foi por razões filosóficas e não científicas que ele se sentiu atraído para a ciência: “My interest in biology was pretty much always on the philosophical side”, ele disse, listando a seguir as questões essenciais que o guiaram: “Why do we exist, why are we here, what is it all about?” Essas são questões metafísicas e não necessariamente científicas. Mas misturar as coisas parece atitude comum no pensamento e nos textos do britânico.
Dawkins mistura propositalmente o criacionismo e a teoria do design inteligente, mas ele sabe que há diferenças entre ambos. Enquanto os criacionistas (bíblicos) sustentam que o Designer é Yahweh, os teóricos do design inteligente “não se preocupam” com a identificação do Designer, uma vez que se atêm ao método científico e às ferramentas de detecção de projeto na natureza. Eles deduzem, a partir da existência de informação complexa específica e complexidade irredutível nos seres vivos, que o acaso e a aleatoriedade jamais poderiam ser responsáveis pela existência/surgimento da vida. É mais ou menos como a ciência forense que detecta evidências na cena do crime, ainda que o criminoso tenha se evadido do local. Nesse sentido, não há por que não se ensinar design inteligente nas escolas, uma vez que o conteúdo religioso não fará parte do currículo. Por que existe esse medo de se questionar o evolucionismo? Por que apresentá-lo como “fato”, quando se sabe de suas insuficiências epistêmicas? E por que fazer isso justamente com crianças que não terão visão crítica suficiente para se posicionar? Suspeito que o objetivo final de Dawkins e seus pares seja o de criar uma sociedade ateia, usando a ideia de um não ateu (agnóstico) útil: Charles Darwin.
A teoria segundo a qual todos os organismos se desenvolveram a partir de seres primitivos (se é que podemos chamar assim seres que já possuíam as indispensáveis máquinas moleculares e a tremenda informação genética da qual dependem) é a macroevolução, nunca demonstrada em laboratório ou observada na natureza. O que Darwin constatou foi a diversificação de baixo nível que promoveu mudanças no tamanho e formato do bico e na plumagem dos tentilhões, de uma ilha para outra, em Galápagos. Somente isso. O resto é extrapolação metafísica. E é isso que Dawkins e sua turma querem empurrar para a cabeça das crianças indefesas. Doutrinação pura!
 
Michelson Borges é jornalista e mestre em teologia
 
Richard Dawkins milita em favor do evolucionista e do ateísmo

TV e Rádio NT ao vivo no facebook

A era de tecnologia, mobilidade e interatividade em que vivemos tem afetado hábitos simples do dia-a-dia das pessoas. Prova disso é que hoje já não se assiste TV e tão pouco se ouve rádio como antes.

Considerando essa realidade, no mês de setembro a Rádio e a TV Novo Tempo passaram a transmitir a programação ao vivo no Facebook para mais de 20 mil usuários da NT e para qualquer pessoa que acessar as páginas.

No mesmo mês um recente estudo anual “TV & Video Consumer Trend Report 2011” publicado pela Ericsson, apresentou alguns dados sobre a mudança nos hábitos dos telespectadores: 40% dos consumidores usam mídias sociais em vários dispositivos enquanto assistem à TV; Mais de 60% dos entrevistados navegam na Internet em frente ao televisor; 47% acompanham conteúdos online, como os do YouTube.

Esses dados retratam o perfil de um público exigente em busca de conteúdo de qualidade, que faça diferença na própria vida e seja significativo para compartilhar com os amigos nas redes sociais.

A iniciativa da Novo Tempo foi aprovada por muitos e destacamos dois comentários de ouvintes da Novo Tempo na Espanha e Bélgica:
Estou na Espanha e ouvindo perfeitamente a Rádio NovoTempo ao vivo. Tudo muito lindoooo!!!” Deusa Oliveira
Sou ouvinte assídua da Novo Tempo, estou na Belgica + tô ligada na Rádio Novo Tempo!!!” Noelma Nascimento

Acesse já http://facebook.com/tvnovotempo, clique em TV Novo Tempo ao vivo ou http://facebook.com/radiont,  Rádio Novo Tempo ao vivo e compartilhe com os seus amigos a nossa programação. Não esqueça de curtir também!
Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra”.
“(…) A palavra do Senhor se espalhava por toda a região (…)” Atos 13:47 e 49

Débora Teixeira

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

REVISTA ADVENTISTA DE OUTUBRO DESTACA A GRAÇA DE DEUS


Seguindo a tradição anual de dedicar boa parte da edição de outubro para a publicação de sermões, a Revista Adventista deste mês destinou 19 páginas para as mensagens da Semana de Oração elaboradas pela sede mundial da denominação. O material enfatiza o papel transformador da graça de Deus na vida dos fiéis, discorrendo sobre a relação entre o Jardim do Éden e o Jardim do Getsêmani, o papel de Cristo como salvador e mediador, o poder da contemplação e a restauração completa prometida por Deus nas Escrituras.

Das oito mensagens, seis são assinadas pelo pastor aposentado William G. Johnsson, PhD e ex-editor das revistas Adventist Review e Adventist World. O primeiro sermão é assinado pelo pastor Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista e a última mensagem foi extraída dos escritos de Ellen G. White, pioneira do adventismo. Por sua vez, a edição também traz o sermonário destinado à programação das crianças sobre a temática do amor de Deus. O material é assinado por Charlie Mills, produtor de mídia nos Estados Unidos e autor de 45 livros.

Na seção de reportagens, a Revista Adventista destaca a mobilização da Igreja Adventista na campanha Quebrando o Silêncio, que alertou a sociedade sobre a prevenção e combate ao bullying. Os voluntários se manifestaram em vários pontos do País, como a Avenida Paulista, em São Paulo; shoppings em Goiânia; na orla marítima de Maceió; e nas escolas públicas e privadas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A revista também mostra como os alunos da rede educacional adventista têm aprendido lições práticas de cidadania. A moçada ajudou no combate ao fumo, reforma de casas de idosos e visitas aos pacientes com câncer.

Quem deu exemplo de solidariedade também foi um grupo de jovens profissionais liberais que dedicou duas semanas para o trabalho humanitário e missionário em Moçambique. Na matéria “Missão une Brasil e África”, você confere o que eles aprenderam com essa experiência. E se os africanos precisam de mãos amigas, o mesmo acontece com as vítimas de chuvas em Santa Catarina. Lá, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) prestou socorro na hora certa. Atitude semelhante teve um centro comunitário adventista em New Jersey (EUA), em relação à população atingida pelo furacão Irene. A prestatividade dos fiéis foi elogiada pelo presidente americano Barack Obama, que visitou a região.
Assine a Revista Adventista 
Ligue grátis:
 0800 979 0606 — Preço promocional: R$ 36/ano
No campo institucional, os destaques são para a inauguração de centros de pesquisa e estudos Ellen G. White, no Brasil, Chile e Uruguai. E para a inauguração da sede administrativa da Igreja Adventista em São José do Rio Preto, SP. Na construção do prédio foram utilizados elementos ecologicamente corretos, bem como reservado um espaço no terraço da edificação para o cultivo de uma horta comunitária.

A Revista Adventista é o órgão geral dos adventistas no Brasil há mais de cem anos e pode ser adquirida em uma das 12 lojas da Casa Publicadora Brasileira, nas sedes administrativas da Igreja Adventista, pelo telefone 0800-9790606 ou pelo site www.cpb.com.br. E você pode seguir a revista pelo perfil: www.twitter.com/rev_adventista.

[Equipe ASN, Wendel Lima]

‘Só dieta à base de vegetais reverte doenças cardíacas’, diz médico

Os vegetais são fontes naturais de vitaminas

Diga adeus a bifes, peixes, arroz branco e açúcar. Farinha e grãos, só integrais. Azeite de oliva, nem pensar. Para o cirurgião americano Caldwell Esselstyn, 77, uma alimentação baseada em folhas, frutas, legumes e grãos integrais é o único jeito de evitar, deter e reverter doenças cardiovasculares.
Seu método, que vem sendo aperfeiçoado nos últimos 30 anos, é o tema do documentário “Forks over Knives” (trocadilho que quer dizer tanto “garfos sobre facas” quanto “garfos no lugar de bisturis”), lançado nos EUA e ainda inédito no Brasil.
O filme conta a história de pacientes de Esselstyn, médico da Cleveland Clinic (Ohio). Eles venceram problemas cardíacos e evitaram cirurgias ao adotar a dieta.
Para o cirurgião, que falou à Folha por telefone, a dieta extrema não é a que ele propõe, e sim a adotada pela maioria dos ocidentais. “Ela garante que milhões de pessoas serão submetidas a cirurgias de peito aberto. Vamos comer vegetais. É para isso que fomos criados.”
Folha – O sr. diz que os problemas cardíacos se devem à alimentação. Não há outros fatores de risco envolvidos, como genética?
Caldwell Esselstyn
– Se você come a dieta típica ocidental, cheia de carne, óleo e laticínios, você vai ver que, entre mil pessoas, algumas terão infarto aos 40, outras aos 50, outras aos 60, 70 ou 80. Você pode dizer que, geneticamente, quem tem o infarto só aos 80 é mais forte para resistir a essa dieta extrema. Por outro lado, se todo mundo comer uma dieta baseada em vegetais, todos são poupados.
Controlar os níveis de colesterol não é suficiente?
Ao pensar só em números, prestamos atenção à coisa errada. As pessoas tomam remédios para o colesterol mas ainda querem comer frango frito. O que funciona é o que entra pela sua boca.
Toda vez que você come azeite, óleo, leite, manteiga, queijo, sorvete, iogurte e carne, você machuca o delicado revestimento das artérias, o endotélio. Ele é um tapete mágico que produz uma molécula incrível chamada óxido nítrico, que é vasodilatadora e protege a parede dos vasos sanguíneos.
Autópsias de soldados que morreram na Guerra da Coreia e no Vietnã, dos anos 50 a 70, revelaram que 80% dos jovens de 20 anos já tinham problemas coronários visíveis. As obstruções não eram suficientes para causar um infarto, mas estavam lá. Hoje, todos os jovens têm isso.
Sua dieta exclui o azeite de oliva, base da dieta mediterrânea. Ela está toda errada?
Está errada em recomendar azeite. Em Creta, há 60 anos, as pessoas eram magras, comiam muitos legumes e frutas e um pouco de azeite. As desvantagens do azeite eram compensadas pela quantidade de vegetais.
Quando você estuda o efeito do azeite com um teste de ultrassom da artéria braquial (no braço), que mede os danos ao endotélio, vemos que o óleo machuca os vasos.
Você chama as cirurgias e angioplastias de soluções mecânicas para um problema biológico. Esses procedimentos não adiantam nada?
Eles não chegam a ser soluções. A medicina tem evoluído no sentido de criar uma lista cara de remédios e de procedimentos perigosos, como a colocação de stents ["molas" inseridas em vasos obstruídos] e pontes de safena. Com o tempo, é preciso colocar outro stent, fazer outra ponte, tomar mais remédios, e, no fim, a pessoa morre do coração assim mesmo.
Os médicos, não sei o porquê, passaram a acreditar que as pessoas não são capazes de mudar seu estilo de vida. Mas o problema é que eles não sabem como transmitir essa mensagem.
Quando trato alguém com doença cardíaca, fazemos um curso de cinco horas. O paciente vai entender o que causou a doença e o que ele deve fazer para revertê-la. No fim, oferecemos uma refeição à base de vegetais e uma apresentação de 1h15 sobre como comprar e preparar alimentos, ler rótulos e lidar com restaurantes e viagens.
A revolução da saúde nunca vai acontecer por causa da descoberta de um remédio. Nunca vai ser por causa de um novo procedimento cirúrgico. A revolução vai acontecer quando as pessoas estiverem informadas do ponto de vista nutricional, para evitar as comidas que vão fazê-las perecer por uma doença.
Qual percentual dos seus pacientes tem melhora?
Quase todos. Quando começamos o programa, e as pessoas ainda não sabiam se ia funcionar, 70% se recuperavam. Agora estamos em 90%. O que torna esse tratamento tão poderoso é que posso mostrar raios-X de artérias do nosso primeiro grupo. Os pacientes percebem que, se os outros conseguiram, eles também vão.
O sr. diz que moderação mata. Por que não dá para comer carne com moderação?
Moderação é dizer: qual a quantidade de um alimento que sei que vai me prejudicar eu posso comer e conseguir escapar das doenças? Isso é loucura. Quantos bifes posso comer? Quantas batatas fritas engorduradas? Como assim? É a mensagem errada.
O sr. acredita que sua dieta pode ser adotada globalmente?
O Brasil está destruindo a atmosfera e o mundo ao queimar as florestas que são ótimas para capturar o CO2. Por quê? Para produzir carne, que vai fazer as pessoas morrerem cedo e ter vidas miseráveis e infelizes. Se toda essa área for substituída por vegetais, é possível produzir muito mais. Vamos comer plantas, é para isso que fomos criados.

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

sábado, 1 de outubro de 2011

Colégio Adventista da Cidade Nova é destaque no ENEM

[Belém, PA] Pelo segundo ano consecutivo o Colégio Adventista da Cidade Nova (CACN) foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A nota dos alunos colocou o CACN em primeiro lugar entre os Colégios de Ananindeua, no Pará. Segundo a diretora do Colégio, Tânia Pinheiro, a conquista veio como resultado do compromisso dos alunos e dos professores, mas acima de tudo, como benção de Deus. “Em nossas atividades colocamos Deus em primeiro lugar e isso fez toda diferença. Além disso, nossos alunos e professores se dedicaram para o cumprimento das nossas metas, agora é só agradecer”, falou Tânia.
O Ensino Médio do CACN funciona em regime de Convênio com aulas de manhã e de tarde. Para tirar as dúvidas dos alunos, o colégio trabalha com aulas de revisão e, além disso, é feito um acompanhamento regular com os alunos e pais. A cada bimestre os alunos participam de simulados, “isso incentiva o estudo e ainda prepara os alunos para o ENEM e para os vestibulares”, explicou Tânia.

A conquista também colocou o Colégio da Cidade Nova em destaque na rede educacional da União Norte Brasileira, como primeiro colocado, e na Divisão Sul Americana como terceiro colocado. Para comemorar, alunos, PAIS, professores e funcionários do Ensino Médio participaram de um culto de ação de graças que aconteceu na última sexta, dia 23.

O culto foi marcado por louvores e momentos de agradecimentos.  A música ficou por conta do coral jovem, formado pelos alunos do Ensino Médio. Durante a programação houve momentos de oração intercessora e a mensagem bíblica foi apresentada pelo pastor Carlos Pinheiro, evangelista da Associação Baixo Amazonas.