sexta-feira, 23 de março de 2012

Lineu Soares fala sobre 20 anos de CD JA

Neste sábado será realizada uma grande celebração dos 20 anos do CD Jovem Adventista. São 20 anos de história que serão comemorados com muita música.

O evento terá a participação de cantores como Laura Morena, Melissa Barcelos, Robson Fonseca, Novo Tom e outros. Também participarão os pastores Ted Wilson, líder mundial da Igreja Adventista, Erton Kohler, lider da Igreja Adventista para a América do Sul e pastor Domingos Souza, líder da Igreja Adventista para o estado de São Paulo.

Para falar sobre o evento a Rádio Novo Tempo entrevistou Lineu Soares, que é um dos maiores produtores musicas da Igreja Adventista. Soares é produtor de grande parte dos CDs jovens ao longo desses 20 anos.

Rádio Novo Tempo -  Qual é o proposito principal do CD jovem? Qual é a necessidade de um trabalho como esse na Igreja Adventista?
Lineu Soares – A gente tem percebido que com o passar do tempo, esse tem sido um instrumento muito eficaz de uso de louvor não só para os jovens, mas pela igreja em geral, então acho que ele cumpre dois papéis, um é esse e o outro é ser uma ferramenta de evangelização, então ele acaba cumprindo essas duas funções.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Campori sul-americano de Desbravadores confirmado para SP em 2014

Líderes de Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia para oito países sul-americanos definiram, na manhã desta terça-feira, dia 13, data e local para o quarto Campori de Desbravadores Sul-Americano. O campori é um grande acampamento que reúne adolescentes, jovens e crianças que participam dos clubes de desbravadores mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o mundo. O evento vai acontecer de 14 a 19 de janeiro de 2014 na cidade de Barretos, em São Paulo, no chamado Parque do Peão.

A primeira edição desse evento sul-americano aconteceu em 1984, a segunda em 1994 e a terceira em 2005. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas participem, a maioria adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos. Os detalhes da programação ainda não foram definidos, mas já se sabe que haverá ações sociais, projetos evangelísticos e momentos especiais de oração e estudo da Bíblia com os desbravadores. Hoje nos oito países que formam a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia existem 6.635 clubes registrados e mais de 174 mil desbravadores. “Desde já, estamos orando por esse grande empreendimento e temos a certeza de que Deus fará algo especial por toda essa garotada durante esse campori, assim como ocorreu no passado”, comenta Barbosa.


Cidade – Barretos é o sétimo maior município do estado de São Paulo, com mais de 100 mil habitantes. É mundialmente conhecido pela Festa do Peão de Boiadeiro.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Comentário da Lição da Escola Sabatina - Pr. Clodoaldo Tavares dos Santos



DEUS COMO ARTISTA 
 Sábado 17 de março de 2012





“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”. Salmo 27:4.


            O homem sempre buscou representar por meio da arte, a realidade em que vive. O sobrenatural ou um ser superior sempre fez parte do inconsciente humano. Ao longo do tempo, a humanidade vem tentando retratar este ser superior através de expressões artísticas. Por exemplo, a arquitetura de templos, pirâmides, esculturas, túmulos, vasos, etc.
            Das pirâmides do Egito, passando pelos templos românicos dos séculos 11 e 12 e abadias góticas do século 16, chegando até aos templos multiservice modernos, verifica-se que a arte humana busca de alguma forma retratar a beleza e elementos da Divindade. Logicamente que os exageros humanos evidenciaram que Deus estava certo ao estabelecer princípios que visavam notificar aos adoradores estes perigos. Pois o homem poderia dar mais atenção à representação do que ao Representado. Entretanto, apesar dos grupos humanos tentarem corporificar o Divino, o próprio Deus integra a cultura artística do povo, Se apresentando nas diversas formas artísticas humanas.

Domingo, 11 de março
Deus como Oleiro

            O escritor bíblico apresenta numa linguagem humana a imagem de um oleiro para descrever o papel restauracional de Deus. Esta comparação, logicamente não consegue retratar na dimensão exata e ontológica a Deus. É bom ressaltar que o oleiro apenas dar forma ao barro, enquanto que de Deus recebemos tanto a matéria como a forma.
            Deus dá forma ao ser humano em diversos aspectos:
a)      Aspecto social – Ao estabelecer os discípulos como “pescadores de homens” (Mateus 4:19)Deus estava demonstrando o real interesse da existência da cristandade;
b)      Aspecto Moral – ver Salmo 51:10
c)      Aspecto Espiritual – ver salmo 51:11 e 12, Apocalipse 22:17

Deus tem o poder para criar, como também o de recriar o que se havia destruído. Nós somos como barro em Suas mãos (Isaias 64:8). Pergunto: Ele não tem sobre nós o mesmo poder que o oleiro tem sobre o barro? E não somos obrigados a nos submeter, assim como o barro, ao conhecimento e à vontade do oleiro?
O Oleiro, não o barro, está no comando. E lembra-se: só Deus sabe mexer com barro.


Segunda, 12 de março
Deus como Arquiteto

            Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.

Tudo o que Deus faz sempre tem um propósito. O Senhor cuida de detalhes. A arte sempre é detalhista, e muitas vezes o detalhe faz a diferença.
       Na obra de Vitrúvio, definem-se quatro os elementos fundamentais da arquitetura: a firmitas (que se refere à estabilidade, ao carácter construtivo da arquitetura/resistência), a utilitas (que originalmente se refere à comodidade e ao longo da história foi associada à função e ao utilitarismo), a venustas (associada à beleza e à apreciação estética) e o decorum (associado à dignidade da arquitetura, à necessidade de rejeição dos elementos supérfluos e ao respeito das tradições/ordens arquitetônicas).
Atualmente, o mais antigo tratado arquitetônico de que se tem notícia, e que propõe uma definição de arquitetura, é o do arquiteto romano Marco Vitrúvio PoliãoDesta forma, e segundo este ponto de vista, uma construção passa a ser chamada de arquitetura quando, além de ser firme e bem estruturada (firmitas), possuir uma função (utilitas), respeitar as ordem clássicas (decorum) e for, principalmente, bela (venustas). Há que se notar que Vitrúvio contextualizava o conceito de beleza segundo os conceitos clássicos. Portanto, a venustas foi, ao longo da história, um dos elementos mais polémicos das várias definições da arquitetura.
No entanto a Bíblia nos apresenta o pai da arquitetura, o professor de todos os arquitetos. Vejamos os exemplos:
            Santuário Portátil – Deus deu orientações precisas de como deveria ser o santuário terrestre, apresentado um modelo que já existia no Céu (Êxodo 25:9 e Hebreus 8:1-5)
Arca de Noé - arca original: três andares, 135 metros de comprimento e 22,5 metros de largura. Em Gênesis 6, Deus revelou a Noé as dimensões da arca de 42 milhões de litros cúbicos que ele deveria construir. Em 1609 em Hoor na Holanda, um navio foi construído de acordo com essas medidas (30:5:3), revolucionando a construção de navios. Por volta do ano 1900 todos os grandes navios nos oceanos tinham aproximadamente a mesmas proporções da arca (confirmado pelo “Registro de Navio de Lloyd” no Almanaque Mundial).
Templo de Jerusalém – Ver I Crônicas 28:19.
Nova Jerusalém – Ver Apocalipse 21:16 e 17.
Vivemos em um período da história onde se cumpre o que fora afirmado por Augusto Comte: “tudo é relativo, e isso é a única coisa absoluta”, isso até mesmo nas verdades já estabelecidas pela sociedade, agora imagine o seguinte, que espaço terá os detalhes absolutos em um mundo de relativos?
Não nos esqueçamos, Deus é o arquiteto da vida e do mundo.

Terça, 13 de março
Deus como Músico

            A música faz parte do universo divino. Deus compartilhou com a raça humana o privilégio de poder ouvir melodiosas músicas, isto através da natureza, como também das vozes e instrumentos musicais humanos.
            O músico Deus estava tão preocupado com a musicalidade humana, que em todos os períodos e ambientes, Ele proporcionou a música para seus filhos.

1-      No Céu
“A música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais”. EGW, Patriarcas e Profetas, 594

2-      No Éden
“Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música, e como seus cânticos ressoassem cheios de alegria pelo Éden. EGW, História da Redenção, 31

3-      Período na terra posterior à queda do homem
“A música deve possuir beleza, poder e faculdade de comover. Ergam-se as vozes em cânticos de louvor e adoração. Que haja auxílio, se possível, de instrumentos musicais, e a gloriosa harmonia suba a Deus em oferta aceitável”. EGW, Evangelismo, 505

4-      Quando chegarmos ao Céu
“Então os justos receberão sua recompensa. Sua vida correrá paralela à vida de Jeová.                Lançarão suas coroas aos pés do Redentor, tangerão as harpas de ouro e encherão todo o Céu de bela música”. EGW, Conselho Sobre regime Alimentar, 350.


            Segundo Allan P. MERRIAM, em seu livro The anthropology of music, a música tem função de:

1.      Expressão emocional: refere-se à função da música como uma expressão da liberação dos sentimentos, liberação das idéias reveladas ou não reveladas na fala das pessoas;
2.      Prazer estético: inclui a estética tanto do ponto de vista do criador quanto do contemplador;
3.      Divertimento: para Merriam, essa função de entretenimento está em todas as sociedades;
4.      Comunicação: aqui se refere ao fato de a música comunicar algo, não é certo para quem essa comunicação é dirigida, ou como, ou o quê. Para Merriam a música não é uma linguagem universal, mas, sim, moldada nos termos da cultura da qual ela faz parte;
5.      Representação: há pouca dúvida de que a música funciona em todas as sociedades como símbolo de representação de outras coisas, idéias e comportamentos sempre presentes na música;
6.      Reação física: Merriam apresenta essa função da música com alguma hesitação, pois, para ele, é questionável se a resposta física pode ou deve ser listada no que é essencialmente um grupo de funções sociais;
7.      Impor conformidade às normas sociais: músicas de controle social têm uma parte importante num grande número de culturas, tanto por advertência direta aos sujeitos indesejáveis da sociedade quanto pelo estabelecimento indireto do que é ser considerado um sujeito desejável na sociedade;
8.      Validação das instituições sociais e dos rituais religiosos: enquanto a música é usada em situações sociais e religiosas, há pouca infor- mação para indicar a extensão que tende a validar essas instituições e rituais;
9.      Contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura: segundo Merriam, se a música permite expressão emocional, ela fornece um prazer estético, diverte, comunica, obtém respostas físicas, conduz conformidade às normas sociais, valida instituições sociais e ritos religiosos, e é claro que também contribui para a continuidade e estabilidade da cultura;
10.  Contribuição para a integração da sociedade.


Deus conhecedor de todas as coisas e principalmente do ser humano, proporcionou-nos uma forma de adorá-Lo onde estaríamos expressando sentimentos como: gratidão, amor, compromisso, etc. Estaríamos também dando identidade ao grupo de indivíduos que fazemos parte, compartilhando e fortalecendo nossos princípios de conduta, entre outros.

“Acabando Salomão de orar, "desceu o fogo do Céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios". Os sacerdotes não podiam entrar no templo, porque "a glória do Senhor encheu a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor; porque é bom, porque a Sua benignidade dura para sempre". EGW, Profetas e Reis, 45.

            A manifestação sobrenatural no dia da inauguração do templo de Salomão, demonstra que as orientações do grande Músico e Compositor do universo foram seguidas (ver II Crônicas 29:25).

            Sobre a finalidade da música Ellen White afirma o seguinte:
“Fazia-se com que a música servisse a um santo propósito, a fim de erguer os pensamentos àquilo que é puronobre e edificante, e despertar na alma devoção e gratidão para com Deus”. Patriarcas e Profetas, 594


           
Quarta, 14 de março
Deus como Autor

            A beleza literária da Bíblia a coloca como uma das mais completas e complexas composições da literatura humana. Há vários livros e partes de livros que foram escritos em forma de poesia. No Antigo Testamento a poesia hebraica se expressa de uma forma especial chamada de paralelismo. No Novo Testamento temos a poesia nos cânticos de Maria (Lucas 21:46-56) e de Zacarias (Lucas 1:67-80), poemas de adoração de Paulo e cântico apocalíptico de João.
            Além do Apóstolo Paulo que dá uma pausa em seu discurso teológico e adora a Deus através das seguintes palavras:
Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11:33-36

O apóstolo João também assim o fez ao descrever o cântico de Moisés e o cântico do Cordeiro em meio a um texto histórico-apocalíptico:
“E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos”. Apocalipse 15:3-4

            O que não se pode esquecer é que como cremos na inspiração divina, a idéia da composição literária tão harmoniosa como encontramos na Bíblia, tem como o compositor (autor), Deus.

           

Quinta, 15 de março
Deus como Escultor

Na arte de esculpir vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Entretanto, o mais difícil de ser esculpido é o ser humano. Porque diferentemente de outros materiais que não precisam autorizar o escultor, para se esculpir um homem se faz necessário a autorização do mesmo.
Ao escolher algo para esculpir, o artista tenta dar forma a uma imagem idealizada. Em termos espirituais pode-se dizer que Deus está tentando esculpir o ser humano, pois Ele tem uma forma idealizada para todos nós.
A Bíblia nos apresenta um número grandioso de homens e mulheres que foram esculpidos por Deus. Alguns exemplos demonstram quão técnico e eficiente fora o Este Escultor. Exemplo:

Jacó que fora enganador, torna-se o enganado (ver Gênesis 32:22-30). No reino de Deus é melhor ser enganado do que levar este adjetivo consigo.
Davi corrupto, promíscuo e coração sanguinário (I Crônicas 22:8). Fora esculpido por Deus (Salmo 51:10) e o apóstolo Paulo defini quem ele era (Atos 13:22).
Pedro de hipócrita, negador e covarde (Mateus 26:58 / Lucas 22:54-62). O Escultor transformou em um dos poderosos apóstolos da igreja cristã.
Paulo de perseguidor foi esculpido se transformando então em perseguido. Homem de mente brilhante, determinado na proclamação das Escrituras. Mesmo diante de um dos mais sanguinários dos imperadores de Roma, não declinou de Jesus Cristo. Paulo foi obra de um grande Escultor.



Conclusão:

            Como oleiro, um Pai de amor
            Como arquiteto, o Pai dos detalhes
            Como músico, o Pai da mais linda canção
            Como autor, o Pai das palavras
            Como escultor, o Senhor da Vida esculpida e transformada

           
         
Pr. Clodoaldo Tavares dos Santos
Capelão do Colégio Adventista -  CACN – ABA - UNB



terça-feira, 13 de março de 2012

Arautos do Rei celebram 50 anos com apresentação inesquecÍvel

O início de noite do último sábado, 10 de março, vai ficar para sempre na memória das cerca de 10 mil pessoas que assistiram ao concerto em comemoração aos 50 anos do quarteto Arautos do Rei. A apresentação também foi transmitida ao vivo pela TV e Rádio Novo Tempo, e pelo site novotempo.com.

O Ginásio do Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, estava repleto e silencioso; silêncio que era interrompido ao final de cada música (ou medley), quando alegres aplausos recheavam o ambiente, ou quando admiradores de todas as idades cantavam hits que marcaram a música cristã nos últimos 50 anos.


Logo no começo da apresentação, por volta das 19h30, após uma introdução atualizada do prefixo Breve Jesus Voltará, interpretada pela formação atual, os 35 arautos cantaram Hei de Estar na Alvorada, música que deu nome ao primeiro trabalho do quarteto, no início da década de 1960. Na sequência, integrantes de 27 formações, que gravaram cerca de 45 álbuns, entoaram Aqui chegamos pela Fé (1975).


A celebração, que durou mais de três horas, teve sucessos de praticamente todas as fases do quarteto. Só em Pensar em Ti, música de 1970, foi interpretada por Malton Braff (segundo tenor), Roberto Conrad (baixo), Enis Rochel (barítono) e Dermival Reis (primeiro tenor; a formação original tinha Eclair Cruz, morto em 2010).


Para Rochel, que mora na Ilha da Reunião (pertencente à França e localizada no oceano Índico) e é professor de vulcanologia, ensaiar no Unasp São Paulo (antigo IAE) durante toda a semana foi muito especial, pois muitos arautos estudaram e se conheceram ali. Inclusive, relembra Rochel, o local foi onde o pastor Joel Sarli conheceu a esposa Margarida. Sarli (barítono da primeira formação) lembrou os pioneiros ao entoar, e em seguida ser aplaudido, Como Estás Com Teu Deus (1962).


A formação que ficou de 1996 a 2001, composta por Dênio Abreu (primeiro tenor), Társis Iraídes (segundo tenor), Jeferson Tavares (barítono) e Ronaldo Fagundes (baixo), relembrou sucessos como Se Ele Não For o Primeiro (1997), Tu És Santo (1997) e Eu Não Sou Mais Eu (1999). Segundo o diretor musical da época, Jader Santos, esta formação contribuiu para atualizar a mensagem do quarteto para o público jovem.


Foram cantados hinos para crianças, como O Rapaz Davi (1970) e Quando a Mãe Diz, e clássicos da envergadura de Em Nome de Jesus (1991), Música Celeste (1964), Vivo à Clara Luz (1975), Fogo Divino (2005),Deus quer Alguém (1984), Em Nome de Jesus (1991) e Vem Entrega Tua Vida (1993).


Além destas, os arautos de todos os tempos também entoaram Começando Aqui (1995), canção marcada pelo timbre do barítono e ex-orador da Voz da Profecia Fernando Iglesias. Ao final da apresentação, Iglesias disse que vivia uma “emoção sem comparação”, por ”reencontrar pessoas que percorreram o mesmo caminho... em épocas diferentes”, o que acaba sendo, conclui, “um livro de história vivo, foi emocionante!”.


A festa ainda contou com alguns “extras”. O primeiro, a entrega para todo o público presente da obra A Grande Esperança, de Ellen G. White. Quase ao final da celebração, os pastores Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, e Antônio Tostes, diretor geral da Rede Novo Tempo de Comunicação, homenagearam os ex-oradores da Voz da Profecia presentes: Ronaldo de Oliveira, Assad Bechara, Helio Carnassale, Roberto Conrad Filho, Neumoel Stina, Montano de Barros, Fernando Iglesias, além de Ivan Saraiva (atual).


Os ex-diretores da Voz da profecia também receberam distinção especial, assim como os cantores e pianistas. Os pianistas presentes eram: Williams Costa Júnior, atual diretor de comunicação da Igreja Adventista Mundial, Jader Santos, Alexandre Reichert Filho, Eli Prates, Silmar Correia, Robert Benfield (o primeiro), Flávio Santos, Leni Azevedo e Ricardo Martins (atual). Pedro Carvalho também estava presente. Os que já dormem também foram lembrados. São eles: Eclair Cruz, Henry Feyerabend, Walter Boger, Nilo Ramos e Samuel Campos.


A homenagem foi estendida aos líderes da Igreja Adventista em SP e demais regiões do país, que colaboram com o ministério dos Arautos do Rei. Ao final de cerca de 3 horas e meia de programação, o pastor Erton pediu que as luzes do Ginásio fossem apagadas e as dos celulares dos presentes, acessas, criando um céu estrelado. Erton agradeceu aos arautos e fez um chamado a que todos se envolvessem na pregação da volta de Jesus, além de alertar sobre a distribuição de mais de 150 milhões de livros “A Grande Esperança”, distribuídos mundialmente no dia 24 de março.


A última canção do show, cantada por todos os arautos com a participação da orquestra do Unasp, foi uma versão clássica de Breve Jesus Voltará. De forma resumida, a sensação que permaneceu nos admiradores do quarteto foi a expressada pela repórter da Rede Globo Carla Modena. Após concluir seu trabalho, Modena foi questionada sobre o que havia sentido ao participar da festa. “Senti paz”, confessou. O material vai virar DVD que, segundo o diretor da gravadora Novo Tempo, Alessandro Tostes, deve ficar pronto em setembro.


[Equipe ASN, Márcio Basso Gomes]

Mega Treinamento - Ministério jovem UNB

Sábado Especial de Jejum e Oração - IASD Cidade Nova V










sexta-feira, 9 de março de 2012

Bíblia é um dos livros mais lidos na Noruega

A Bíblia se tornou um best-seller na Noruega, desde o lançamento de uma nova versão em outubro e o final de 2011. Os noruegueses formam longas filas nas livrarias para comprar a versão mais recente,  publicado pela BBC. Foram vendidos até ontem mais de 80 mil exemplares o que fez o livro ficar no ranking dos mais vendidos desde o seu lançamento na Noruega.




Esta nova edição é a mais recente tradução da Bíblia para a Noruega depois de 30 anos. Para que o serviço fosse perfeito seus editores contrataram diversos autores e estudiosos foram contratados para adaptar a maneira bíblica aos tempos modernos.
Autores famosos, como Karl Ove Knausgard e Jon Fosse, contribuíram de uma tentativa de tornar o livro mais fácil de ler para o público.
Marketing
Além deste aspecto uma campanha muito bem feita de marketing foi fundamental para a promoção da Bíblia. A publicidade realizada causou um grande impacto nos  noruegueses. Para o jornalista Ingunn Oakland, de um jornal local, “esta foi a grande ferramenta que motivou as pessoas a comprarem uma cópia da Bíblia”.
“Nós tivemos um monte de dinheiro para o marketing, mas decidimos usá-lo bem”, disse Dag Smena, da Sociedade Norueguesa Bíblica. Ele reconheceu também sua surpresa com a recepção das pessoas, tanto que os editores estimavam a venda em um patamar de 25 mil, mas em apenas dois meses este número chegou a quase quatro vezes mais. A edição anterior norueguesa da Bíblia foi publicado em 1978 .
“Acreditamos que cada geração deve ter a sua própria tradução. Deve ser renovado a cada 25 anos ou mais, porque há mudanças de linguagem, e na sociedade também “, disse Smena.
Estima-se que quase 80% dos quase 5 milhões de pessoas na Noruega são cristãos, pertencente à Igreja da Noruega, a fé luterana. De acordo com uma pesquisa Gallup, apenas 20% dos noruegueses consideram a religião como importante em suas vidas, tornando o país escandinavo em um dos mais seculares do mundo.
Fonte: Noticias Cristianas


quinta-feira, 8 de março de 2012

A BERINGELA

A beringela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão, que em Portugal é chamado de pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo


História 

Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, pois eram e são grandes apreciadores desse fruto.

Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.
De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo 
 verde.

Uso medicinal

A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. Um estudo clínico do Instituto do Coração de São Paulo não confirmou tais resultados; o trabalho publicado afirma que a berinjela não deve ser encarada como substituto de estatina. Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.
Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.
DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

Uso culinário

Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, suflê, torta, salada, recheada, entre outras várias formas na cozinha. Também é muito boa para fazer lasanha.


Curiosidades

  • Com a berinjela é possível fazer tortas de sabor agradável. É vendida em pó como legume medicinal.
  • Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimentões, tomates, cebolas e azeitonas, tornando-se um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.
  • Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas.
  • Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
  • Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortá-lo em cubos e mistura-lo ainda cru ao alimento, no momento da refeição.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Celebração Arautos do Rei 50 Anos na Internet


Sábado, 10 de março é o dia da celebração dos 50 anos do quarteto Arautos do Rei, no ginásio do Ibirapuera, SP.  Mas, se você mora distante de SãoPaulo, não precisa ficar triste. Já a partir dessa sexta-feira poderá acompanhar as fotos e vídeos dos ensaios e bastidores do evento no Facebook.com/tvnovotempo e Twitter.com/tvnovotempo e ficar sabendo do que está acontecendo.
Durante  a tarde do sábado serão transmitidas entrevistas com componentes das várias formações do quarteto.
A partir das 18h30 a TV e Rádio Novo Tempo farão a cobertura com trechos do programa e convidados especiais. Na Internet o evento será transmitido ao vivo  às 19h00.
Para assistir, basta acessar: novotempo.com,  redeadventista.com.br ou Facebook.com/tvnovotempo .

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CHEGOU A HORA

Pr. Erton Köhler
A chegada de 2012 multiplicou as especulações sobre uma catástrofe global e o fim do mundo. Tudo como resultado das previsões do Calendário Maia para 21 de dezembro, indicando a mudança de uma era, interpretada por muitos como o apocalipse final.

Os próximos meses prometem muitas discussões sobre os riscos de um colapso do planeta e das diferentes profecias sobre o fim do mundo. Será o cenário ideal para colocar medo, ansiedade e insegurança na agenda de muita gente. Além de Hollywood, que cada vez mais trata do tema, as notícias também indicam o aumento da construção de abrigos nucleares, a mudança de famílias para regiões tidas como neutras em uma tragédia global e o descontrole ambiental. O povo está se preparando para o pior.

Por outro lado, é interessante observar como as pessoas se envolvem nessas discussões e especulações, quando a verdade é tão simples, clara e acessível. A Bíblia apresenta os sinais, os tempos, as profecias e as interpretações. Por que acreditar em um calendário, quando temos nas mãos as profecias verdadeiras? A realidade é que as pessoas estão carentes, tentando se apegar a algo que lhes traga segurança. Aí está o cenário ideal para apresentarmos o caminho que afasta o medo e traz a verdadeira esperança. Chegou a hora de testemunharmos com poder!

Precisamos avançar comprometidos e não perder nenhuma oportunidade de apresentar a realidade do tempo em que vivemos e os sinais da vinda de Cristo, sempre dando ênfase à salvação e não à destruição. Vamos fazer isso em cada casa, entregando um livro A Grande Esperança, em que “a última mensagem de advertência ao mundo é dada mais distintamente” (Ellen G. White, O Colportor-Evangelista, p. 127). É um sonho ousado, mas chegou a hora. Pelo poder do Espírito Santo e a participação de cada membro da igreja, será realidade.

Temos cerca de 70 milhões de residências na América do Sul e queremos alcançar todas entre 2012 e 2013. A Igreja encomendou 52 milhões de livros apenas para este ano. Isso nunca aconteceu em nossa história. É um verdadeiro despertar! Muitas cidades já serão completamente alcançadas em 2012. Mas vamos continuar até alcançar os 70 milhões de lares, a fim de que a mensagem esteja acessível em todo o nosso continente. Esse é um movimento da Igreja mundial, que vai distribuir 166 milhões de livros, e precisamos fazer nossa parte. No dia 24 de março, vamos às ruas com mapas na mão, começando o movimento de visitação de casa em casa. Nesse dia, queremos entregar a metade dos livros. O restante será entregue até o fim do ano. Enquanto a sociedade discute a grande destruição, vamos espalhar A Grande Esperança como “folhas de outono”.

Esse grande movimento é parte de um projeto ainda maior que deverá envolver toda a Igreja e cada membro. São seis diferentes iniciativas:

1. Reavivamento e Reforma. A ênfase permanente em buscar Deus na primeira hora de cada dia, clamando pelo batismo do Espírito Santo. No dia 10 de março, vamos nos unir num sábado de jejum e oração.

2. Impacto Esperança. Acontecerá no dia 24 de março, com a igreja nas ruas e A Grande Esperança nas mãos. Será o grande dia. Esse movimento também será virtual. No site www.esperanzaweb.com, você pode ajudar na distribuição de 10 milhões de livros online. Ali você também vai encontrar o livro em texto e áudio, além de poder baixá-los para leitura em tablets e smartphones.

3. Amigos da Esperança. Cada adventista convidará um amigo para visitar a igreja no dia 31 de março. No domingo, começaremos o evangelismo da Semana Santa.

4. Semana Santa. Será realizada dos dias 1º a 8 de abril, começando preferencialmente nos lares e encerrando na igreja, de sexta a domingo.

5. Evangelismo via satélite. O pregador será o pastor Alejandro Bullón e a programação será transmitida a partir de Lima, Peru, nos dias 3 a 10 de novembro.

6. Plantio de novas igrejas. Cada distrito pastoral plantando uma igreja durante o ano.

Há poucas semanas, o mundo acompanhou as notícias e imagens do acidente com o navio Costa Concórdia, na Itália. No meio das mais de 4 mil pessoas a bordo, estava a família Paredes. Adventistas do sétimo dia e membros da igreja em Cuzco, no Peru, o irmão Milton, a esposa Edelmira e a filha Diana estavam se preparando para descansar, depois de receber o sábado no culto de pôr do sol, quando o acidente aconteceu. Tentando encontrar resgate, foram empurrados, caíram nas águas frias do Mar Mediterrâneo e nadaram para salvar a vida. De volta ao Peru, foram entrevistados por diferentes meios de comunicação. Foi emocionante ver como eles testemunharam sua fé e aproveitaram a oportunidade para entregar o livro A Grande Esperança (Veja apenas um exemplo em http://www.tuteve.tv/noticia/actualidad/48147/2012-01-18-familia-peruana-sobreviviente-a-naufragio--/.)

Esse é o espírito do projeto A Grande Esperança. Cada membro aproveitando todas as oportunidades para testemunhar, participar e colocar um livro em cada casa, para que, finalmente, possamos ir para nossa verdadeira casa. Chegou a hora!

Erton Köhler é presidente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO E JEJUM



No próximo dia 10 de março, sábado, os quase 17 milhões de adventistas em todo o mundo vão reservar um dia inteiro para muita oração e jejum em favor do reavivamento e da reforma espirituais. A data especial vai resultar em ações nas congregações adventistas que envolverão momentos especiais de oração intercessora, louvor e mensagens bíblicas especiais. 


Na América do Sul, segundo a coordenadora do projeto, Wiliane Marroni, as orações serão em favor, também, da distribuição massiva de mais de 50 milhões de exemplares do livro A Grande Esperança e dos demais projetos de evangelismo integrado ao longo de 2012. “Nossa expectativa é que adventistas e mesmo amigos e simpatizantes sejam incentivados a ter uma vida contínua de oração e comunhão com Deus. O dia 10 de março é apenas um estímulo, mas a prática da oração e do jejum deve ser constante em nossas vidas”, comenta.