sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conseguirá o papa reconquistar a Europa? – Leia artigo do Guardian

Papa visa aliança para fortalecer o catolicismo no mundo
Em 21 de setembro de 2010, Bento 16 declarou oficialmente que o Ocidente precisava de uma “nova evangelização”. A declaração, uma notícia por si só, foi vista como reconhecimento da fraqueza da Igreja Católica, e uma fraqueza que não é temporária; e como reconhecimento de que o catolicismo de hoje representa uma minoria nos países ocidentais, uma minoria que vem encolhendo.
Mas, sob uma perspectiva mais geral, esse foi um passo “geo-religioso” importante para o pontífice.
O papa está convencido da relação estratégica entre o cristianismo e a Europa como sendo seu terreno geográfico e cultural natural de proselitismo. E ele quer que essa relação seja reafirmada e aprimorada.
Quando, em junho de 2010, Bento anunciou seus planos para um novo ministério para revigorar a religião, não foram divulgados detalhes sobre sua estrutura, conteúdo e metas.
Não havia segredo: o Vaticano sabia que precisava lidar com esse problema com urgência, mas ainda não calculara como concretizar essa missão. Bento 16 simplesmente sentia que era preciso fazer alguma coisa muito radical.
Agora, um ano depois de sua criação, o conselho pontifical para a promoção da nova evangelização representa uma referência importante para medir a capacidade do Vaticano de reconquistar alguma influência naquela que foi no passado a “sua” Europa.
CATOLICISMO OCIDENTAL
As coisas estão avançando em termos da organização e mobilização do catolicismo na Europa. Sob a orientação de um bispo dinâmico, Rino Fisichella, ex-reitor da Universidade Lateranense, do Vaticano, foi planejada uma rede de reuniões e iniciativas.
Mas o maior desafio é elaborar um mapa do catolicismo ocidental, identificar suas dificuldades e checar a estratégia instaurada, para avaliar seu êxito. O que a Igreja Católica está enfrentando, na realidade, é principalmente uma dificuldade cultural, não religiosa.
Ela é obrigada a lutar contra o inimigo escorregadio que o Vaticano vê como sendo “a supremacia dos fragmentos”: uma abordagem cultural que tende a isolar e dispersar as sociedades ocidentais, e, por conseguinte, os católicos –uma espécie de “relativismo de base”.
A primeira tarefa que Fisichella determinou para ele mesmo e seu ministério tem sido a de lembrar que o “catolicismo faça-você-mesmo” não á uma solução para a crise da fé. Pelo contrário –representa um perigo grande.
Ele é visto como a resposta errada para se enfrentar os tempos modernos e adaptar-se a eles. A receita católica consiste em seguir os ensinamentos do papa e das conferências episcopais e reunir um “Exército” católico enfraquecido e desorientado pelo secularismo, atingido dolorosamente pelos escândalos de abuso sexual e a concorrência do cristianismo evangélico e do islã.
VISITA
Mas como? A controvérsia com que Bento 16 se deparou em sua visita à Alemanha constitui outro sinal de perigo. A visita foi precedida por um livro sobre a descristianização da Alemanha: “Gesellschaft ohne Gott” (Uma sociedade sem Deus), do sociólogo Andreas Puttman. “A implosão religiosa terá dimensões enormes no longo prazo”, escreve o autor.
Ademais, o jornal do Vaticano “Osservatore Romano” observou em 20 de setembro que hoje há mais muçulmanos praticantes que católicos praticantes na França. Geopolítica e religião não parecem andar de braços dados na Europa. A premissa do Vaticano de que, sem o catolicismo, o Ocidente está fadado a declinar, não é tão largamente compartilhada quanto pode parecer.
Outra fonte de desentendimentos é a desconexão entre o Vaticano e vários governos europeus quanto ao tratamento dado aos escândalos de abuso sexual.
A construção de uma rede católica e do projeto “Missão Metrópole”, previsto para organizar uma data religiosa unificadora em 12 grandes cidades europeias em 2012, parece ter por objetivo mostrar que a força ainda existe: é preciso apenas reunir e reorientar as forças. “Identidade” é a palavra chave.
Mas qual identidade? A Europa de hoje parece ser a pátria não de um catolicismo unido, mas de católicos que pertencem a tribos nacionais diferentes. Isso pode representar uma grande oportunidade ou um obstáculo persistente.

TRADUÇÃO DE CLARA ALLAIN MASSIMO FRANCO DO “GUARDIAN”

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A história de Neemias - lições de um reavivamento bíblico / Gerald A. Klingbell

Aquela tinha sido uma época de profunda escuridão para o povo de Deus. Com Jerusalém em ruínas, o Templo destruído e a maioria do povo exilado na Babilônia, parecia não haver esperança para tal situação. Deus, porém, fez o impossível. Babilônia caiu e o novo superpoder da Medo-Pérsia permitiu que o povo de Deus retornasse ao lar – a Terra Prometida – em um segundo êxodo. O Senhor “despertou o espírito de Ciro” (Ed 1:1),* o rei persa. E quando Deus move um coração, quem pode deixar de responder?

Início Difícil
Com base em documentos extrabíblicos, listas de nomes, selos e outras inscrições, estudiosos calculam que as aproximadamente 50 mil pessoas (Ed 2:64) que retornaram com Zorobabel representavam somente um pequeno número dos judeus que então viviam no Império Medo-Persa.1
Muitos estavam estabelecidos e não queriam mudar-se de lá. As prestações de suas casas já estavam quase completamente quitadas. A vida sob o novo governo era boa, seus filhos podiam frequentar ótimas universidades, e o que poderiam esperar encontrar se eles retornassem? Uma cidade destruída, campos abandonados, vizinhos não amigáveis e um lugar perigoso localizado na borda do império entre o Egito e a Mesopotâmia.
Quando lemos os primeiros capítulos do livro de Esdras, reconhecemos imediatamente a grandeza da tarefa e os muitos problemas (veja Ed 3-7). Contudo, um olhar mais atento sobre a questão revela que o problema era maior do que uma cidade destruída e a grande oposição vinda de fora. O profeta Ageu diz que os que estavam retornando tinham um problema espiritual: eles tinham prioridades distorcidas, mundanismo, egoísmo – e logo tiveram que reconhecer que, se não pusessem o mais importante em primeiro lugar, seus esforços seriam em vão (Ag 1:2-11).

Neemias entra em cena
A Bíblia narra que o Templo foi por fim reconstruído cerca de 20 anos após o retorno do exílio e que a comunidade judaica comemorou sua primeira Páscoa (Ed 6:13-22). A partir de então, contudo, há um silêncio de muitas décadas.
Saltamos para o ano 445 a.C., aproximadamente 70 anos depois da reconstrução do Templo, e Jerusalém enfrenta dificuldades.
Neemias, um oficial de alto escalão da corte persa, recebe as más notícias sobre Jerusalém, e em uma das grandes orações da Bíblia, apresenta ao Senhor sua angústia (Ne 1:1-11). Ele confessa seus pecados e os do povo, mas também clama pelas promessas divinas de renovação e transformação (versos 8, 9).
Enquanto ora, reconhece que ele não é apenas parte do problema (veja sua confissão), mas necessita ser também parte da solução de Deus.
Ainda em oração, com coração temeroso e joelhos trêmulos, Neemias se dirige a seu chefe, que é inclusive um monarca absoluto cujo simples ato ou palavra é suficiente para exterminar a vida de alguém em um instante.
Deus opera outro milagre e Neemias deixa a Pérsia, ocupando um cargo oficial do governo, com poder outorgado pelo rei persa. Com esse apoio, tem o que necessita para fazer as coisas acontecerem. 

Reavivamento em Jerusalém
Jerusalém está desprotegida, seus muros destruídos e abandonados, seus vizinhos hostis zombando dela.
Neemias inspeciona as ruínas em uma operação secreta noturna (Ne 2:11-16) e então começa a trabalhar. Contudo, percebe que essa grande obra requer uma comunidade e, ao descrever para a corte persa a bênção recebida pouco antes, Neemias convida os líderes para que se unam à grande obra de reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 2:17-20).
Você sabe como era a determinação de Neemias. Nada e ninguém vai impedi-lo; e, para a glória de Deus, os muros de Jerusalém foram reconstruídos em tempo recorde (veja Ne 3, 4, 6, 7).
Mas reavivamento e reforma não se tratam somente de ação. É necessário voltar aos fundamentos. Ao continuarmos na leitura da história de Neemias, testemunhamos uma grande assembleia pública em Jerusalém durante o sétimo mês.2 Esdras, o sacerdote, reaparece na história e lê a Torá, a lei, muito provavelmente o Pentateuco (Ne 8:1-3), revezando com outros levitas. Todos ouvem por horas – a capacidade de concentração devia ser maior naqueles tempos.
Uma das palavras-chave desse encontro de reavivamento é entender, que aparece seis vezes (8:2, 3, 7, 8, 9, 12) ao longo do capítulo. Homens e mulheres, jovens e idosos entenderam que sua vida não estava em harmonia com a Palavra de Deus. Eles choraram e lamentaram tanto (Ne 8:9) que Esdras e Neemias precisaram relembrá-los sobre o poder da graça de Deus. Neemias enfatizou que a alegria do Senhor era sua força (Ne 8:10), assim como é nossa também.

O Que Podemos Aprender?
Algo importante aconteceu naquele dia em Jerusalém: naquele reavivamento as pessoas perceberam que Deus e o pecado não andam juntos; e isso resultou também em relações transformadas entre os membros da comunidade pós-exílica. Estas são algumas lições que podemos extrair do reavivamento de Neemias:

1. O reavivamento não é um evento que acontece uma só vez, mas é uma decisão constante e consciente. Lemos a respeito de outros reavivamentos na comunidade pós-exílica (ex. Ed 3 e 10) e antes disso temos muitos exemplos de reavivamento em épocas anteriores. O reavivamento precisa ser um compromisso diário.

2. O reavivamento deve estar baseado nas Escrituras, e não em emoções e música de fundo adequada ou dinâmica de grupo. Quando o povo de Deus se depara face a face com a revelação divina, olha no espelho da Palavra de Deus e reconhece quem realmente é (sim, somos pecadores), o reavivamento acontece.

3. O reavivamento entre o povo de Deus envolve uma comunidade: homens e mulheres, jovens e velhos, ricos e pobres – todos se uniram para ouvir a Palavra – e responderam como comunidade. Mesmo que seja verdade que o reavivamento pessoal é um compromisso diário, há momentos-chave na vida de uma igreja em que a força propulsora do reavivamento pessoal é o que leva ao reavivamento do grupo.

4. O reavivamento não está focado no líder.  Sim, Neemias e Esdras foram líderes fortes e se importaram muito com Jerusalém e seus problemas. Mas conseguiram ir adiante somente quando os outros entenderam e assumiram o mesmo propósito. Eles conduziram, mas não geraram o reavivamento.

5. O reavivamento tem uma visão ampla e evita distrações externas. Tenho certeza de que os inimigos de Jerusalém queriam que a cidade se concentrasse em seus problemas. No entanto, em vez disso, a comunidade de fé dirigiu sua atenção à Palavra de Deus e à Sua mensagem para aquele momento. 

Restaura-nos, ó Deus!
Você sente necessidade dessa renovação pessoal em sua vida espiritual? O seu tempo dedicado às Escrituras e à oração anda limitado pelos muitos compromissos (por bons que sejam) e agenda cheia? A história de Neemias, ainda que pessoal, é de grande alcance. Ele deve ter lido com frequência nos Salmos sobre esse Deus restaurador: “Restaura-nos ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o Teu rosto, para que sejamos salvos” (Sl 80:3).
E Deus realmente fez resplandecer Seu rosto sobre Seu povo – e está pronto a fazê-lo novamente.

*Todos os textos bíblicos foram extraídos da Nova Versão Internacional.
1 Veja Laurie E. Pearce, “New Evidence for Judeans in Babylonia”, em Judah and the Judeans in the Persian Period, ed. Oded Lipschits e Manfred Oeming (Winona Lake, IN: Eisenbrauns, 2006), p. 399-412, e a bibliografia complementar lá presente.
2 O mês sétimo do Antigo Testamento, que corresponde a setembro/outubro do nosso calendário, é importante no sistema religioso judaico. Três eventos significativos acontecem nesse mês: a Festa das Trombetas (Lv 23:24), o Dia da Expiação (Lv 23:27) e a Festa dos Tabernáculos (Lv 23:34). Trata-Trata-se realmente de um mês de reavivamento e reforma.

Gerald A. Klingbell é editor associado da revista Adventist World e vive com sua esposa Chantal e três filhas em Silver Spring, Maryland, EUA.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pará receberá nova obra de Niemeyer


O Pará vai receber a segunda edificação projetada por Oscar Niemeyer, ícone mundial da arquitetura moderna. Desta vez, ao invés de um monumento retratando um marco histórico do Estado, como no caso do Memorial à Cabanagem, Niemeyer concentrou a criatividade na elaboração de um projeto para a construção de um templo da igreja Adventista do Sétimo Dia. A obra não tem data certa para iniciar. Segundo a diretoria da igreja, o início da construção deve ficar para 2012, já que ainda estão sendo realizados alguns estudos de solo, levantamentos cartográficos e outros detalhes iniciais.

O projeto está incluído no livro “As igrejas de Oscar Niemeyer”, recém-lançado pelo arquiteto de 102 anos de idade e ainda na ativa. A obra reúne os projetos que Niemeyer fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. Através de imagens e desenhos de 16 catedrais, igrejas e capelas: católicas, ortodoxas, batistas, adventistas e até mesquitas (executadas ou não), o leitor viaja pelo universo curvilíneo do ateu convicto e comunista, que ainda assim se rendeu aos encantos da arquitetura religiosa.

Para o pastor Leonino Barbosa, presidente da União Norte das Igrejas Adventistas, ter uma obra assinada por Oscar Niemeyer significa uma conquista para a população paraense. “Após a conclusão da obra todos terão acesso ao templo, é um ganho para todos, principalmente da comunidade que mora no entorno do local. Eles terão a oportunidade de entrar em contato com a obra do maior arquiteto do país, reconhecido mundialmente”, destacou.

O templo será construído em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, no terreno onde está localizada a Faculdade Adventista da Amazônia. Fazem parte do livro de Niemeyer também projetos que serão feitos fora do Brasil, como a mesquita em Argel, capital da Argélia, e a capela em Potsdam, na Alemanha. Outro destaque da obra é o recente projeto para o Brasil, a Catedral do Cristo Rei, em Belo Horizonte.
 
A arquiteta Ana Perlla considera a criatividade de Oscar Niemeyer sua maior qualidade. “Ele foi pioneiro em muitas coisas, desde o projeto idealizado por ele no Distrito Federal, até os grandes templos religiosos”, disse. Para ela, o arquiteto já trabalhava a ideia de sustentabilidade mesmo antes de o conceito existir. “É perceptível na obra dele a preocupação com o verde. Ele idealizou jardins suspensos, espaços para arborização e paisagismo. É um verdadeiro ícone”, completou. 

Fonte: (Diário do Pará)


OSCAR NIEMEYER PROJETA TEMPLO DA IASD DA FAAMA

Deus tem feito grandes obras por diferentes meios. Um deles foi à planta feita por Oscar Niemeyer, para o tempo da Igreja Adventista do Sétimo na Faculdade Adventista da Amazônia.

Para o administrador financeiro da FAAMA, professor Juliano Almeida, esse feito é a prova que Deus está no controle da Obra Dele na terra. “Esse projet otem sido idealizado durante os últimos anos, mas tivemos essa excelente notícia. Glórias sejam dadas a Deus! Esperaremos com grande expectativa este templo no Coração da Amazônia”, declara. 

planta foi entregue para os adminstradores da FAAMA, no últmo sábado ( 13 ), trazida pelo pastor e doutor Rodrigo Silva. Segundo ele será uma igreja linda. “Quando ouvi a descrição pude imaginar a beleza que terá esta igreja. Passei um dia na USP e fiz questão de anotar a seguinte declaração deNiemeyer: "Continuo ateu, mas ultimamente sinto-me inclinado a fazer igrejas". Agora uma Igreja Adventista”, informa. Em breve será disponibilizado algumas imagens de como será o templo da IASD na FAAMA. 

 


Associação Baixo Amazonas tem novo departamental de Publicações

A comissão diretiva da Associação Baixo Amazonas (ABA) nomeou esta semana o pastor Fábio Novaes como Departamental de Publicações do campo. A nomeação ocorreu devido ao chamado do Pastor Cícero Rodrigues para atuar na Associação Maranhense, em São Luis. “Fiz o meu melhor, mas sei que ainda há muito que fazer, pois a ABA é um campo que se supera a cada ano. Deixo meu agradecimento por tudo que esse campo representou para nosso ministério”. 
O novo departamental Fábio Novais Soares é natural de Belo Horizonte–MG, graduado em Teologia Bíblica pelo Seminário Latino-Americano de Teologia (SALT-IAENE) em 2004. Iniciou seu ministério em 2005 na Associação Sul do Pará como Pastor Distrital. Em 2007 foi chamado para assumir o Departamento de Publicações da Missão Sul Maranhense onde trabalhou até agosto de 2011. É casado com Alessandra Fick Kil Novais e têm dois filhos Caio Kil Novais e Kauã Kil Novais. “Pra mim é um privilégio, fico feliz por esse chamado e peço a Deus que me abençoe nesse novo desafio”, declarou pastor Fábio Novais.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Hino Nacional Brasileiro


Letra: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manoel da Silva

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".

Ó Pátria amada,
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado.

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil ! 

Você também pode baixar um executável feito por Wagner Navegantes. Para ser utilizado em eventos cívicos. Aproveite.
 
 


 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SBB celebra a marca de 100 milhões de Bíblias

O quarteto Arautos do Rei foi uma das atrações do Culto de Ação de Graças

“Esta é uma noite de celebração e agradecimento, uma noite de festa para o Livro Sagrado”. Foi desta forma que o secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Erní Seibert, abriu o grande culto de ação de graças realizado no dia 10 de junho, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri (SP), para comemorar uma conquista especial para os cristãos de todo o mundo: 100 milhões de Bíblias (87 milhões) e Novos Testamentos (13 milhões) produzidos.

 Menina entrega a Bíblia de número 100 milhões ao diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer. A seu lado, o presidente da entidade, Adail Carvalho Sandoval

 Guilhermino Cunha e Enéas Tognini, presidentes de honra da SBB, e Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da entidade.


O evento atraiu cerca de 1.500 pessoas, entre elas, autoridades civis, lideranças religiosas e 200 representantes de Sociedades Bíblicas de mais de 60 países que participaram, no Museu da Bíblia, da UBS Publishers’ Fair, feira internacional de publicadores da Bíblia realizada no Brasil pela primeira vez. A emoção marcou cada etapa do culto, pontuado por hinos de louvor a cargo de Rachel Novaes, Arautos do Rei e Ministério ORBRAC, além de vídeos, com destaque para depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela Palavra de Deus.

Vista geral do evento

Conforme exaltou Erní Seibert, havia 100 milhões de motivos para comemorar, porque milhões de sementes de amor e esperança foram lançadas em todos os cantos do mundo. No entanto, ele manifestou o desejo de que a marca inédita alcançada seja apenas o começo de uma renovação. “Menos da metade das línguas faladas no Brasil tem um trecho da Bíblia traduzido. Então, ainda há muito a ser feito”, afirmou.

A integrante da Diretoria da SBB, Lourdes Lemos Almeida, fez a leitura da Parábola do Semeador, que mostra a importância de semear a Palavra de Deus. O texto foi lembrado várias vezes durante o evento, por remeter ao esforço da SBB e das igrejas cristãs na distribuição de Bíblias.

Ao resgatar um pouco dos 63 anos de história da SBB, o diretor executivo da organização, Rudi Zimmer, afirmou que as igrejas fundaram a SBB, para que pudessem continuar essa semeadura. “Cada ser humano merece ter acesso à Palavra de Deus”, ele ressaltou, complementando que hoje, além de atender aos cristãos brasileiros, a SBB exporta Bíblias para 105 países.

A mensagem bíblica da noite ficou a cargo do presidente da SBB, Adail Carvalho Sandoval, que escolheu o Salmo 75 versículo 1 para reiterar o tempo de agradecer a Deus pela conquista de 100 milhões de Bíblias. Ele ainda recorreu ao poema “O Livro e a América”, de Castro Alves (Oh! Bendito o que semeia/ Livros… livros à mancheia…), para enaltecer a distribuição do texto bíblico.

Por sua vez, o secretário executivo das Sociedades Bíblicas Unidas, Michael Perrau, falou da satisfação de estar ali como “testemunha da graça de Deus às nações” e em seguida os participantes da UBS Publishers’ Fair prestaram homenagem ao Livro Sagrado, depositando junto ao palco as bandeiras e Bíblias de seus países.

Uma garotinha foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da noite, ao entregar a Bíblia de número 100 milhões ao presidente Adail Sandoval e ao diretor executivo Rudi Zimmer.

Coube a Alfredo Weiszflog, membro da diretoria da SBB, presidente do Conselho de Administração da Companhia Melhoramentos e presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill, fazer a oração final. Agradeceu a conquista histórica desejando “que todos os povos possam ter acesso à Tua Palavra na língua que lhes fala ao coração e no meio mais acessível”. A comemoração foi encerrada com a bênção proferida pelos presidentes de honra da SBB Guilhermino Cunha e Enéas Tognini.

Feito inédito

O expressivo número de 100 milhões de Bíblias vinha sendo contabilizado desde setembro de 1995, quando a Gráfica da Bíblia, instalada na Sede Nacional da SBB, em Barueri (SP), foi inaugurada. Desde então, a unidade representou um verdadeiro divisor de águas na produção, encadernação e distribuição de literatura bíblica no Brasil. Hoje, constitui-se um dos maiores centros produtores de Bíblias do mundo.

A Bíblia símbolo dessa marca mundialmente inédita foi produzida no dia 26 de maio último e ganhou edição comemorativa. É composta por duas traduções: a histórica Tradução Brasileira, de 1917, a primeira a ser feita totalmente no Brasil; e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, lançada no ano 2000 e pioneira ao trazer o conteúdo bíblico em uma linguagem mais simples e fácil de ser compreendida pela população brasileira.

A Gráfica da Bíblia

Criada para servir as igrejas cristãs no Brasil e no mundo, a Gráfica da Bíblia tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais, permitindo que a SBB exporte para mais de 100 países das Américas, África, Ásia e Europa. De suas instalações saem exemplares em português, espanhol, inglês, francês, árabe e até em ioruba, idioma falado em países africanos. Do total de Escrituras produzidas, 20% foram destinados à exportação.

Produzindo um exemplar da Bíblia a cada três segundos, anualmente, a Gráfica da Bíblia responde por uma produção média de 8,5 milhões de Bíblias. Por mês, são utilizadas 800 bobinas de papel que, se desenroladas, equivalem a 24 mil quilômetros. O papel consumido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.

A SBB

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas.

Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”. 

A SBB faz parte de uma fraternidade mundial criada no início do século XIX com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. As SBU congregam 146 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.


Fonte: SBB

Pr. Nelson José é o novo presidente da MOPa



Foi nomeado na tarde desta quinta-feira, o novo presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia no oeste do Pará. O Pr. José Nelson tem 40 anos e está no ministério desde 2001, quando se formou em teologia na Faculdade Adventista da Bahia. Sua obra começou em Pernambucoquando foi pastor distrital durante quatro anos. Logo após foi para a Associação Maranhense (AMA), onde serviu a Deus por três anos e meio, atuando como departamental em varias áreas como: Mordomia, Lar e Família, Ministério Pessoal, evangelista, diretor de colportagem e ministerial. Após trabalhar na AMA, o Pr.José Nelson foi chamado para servir a Associação Sul-Riograndense por um ano e sete meses, liderando o ministério pessoal daquele campo. Depois voltou a AMA e desde então dirigia o departamento de mordomia e comunicação.  

“Estou feliz pela oportunidade que Deus está proporcionando para mim e para minha família, será desafiante servir a Deus na MOPa”.

Livraria SELS participa da XV Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém



[Belém, PA] Considerada uma das feiras de livros mais importante do país, a Pan-amazônica apresenta um crescimento anual de 15%, tanto em área, quanto em público. Em 2011, parte desse crescimento deve-se a inclusão de novos expositores, dentre eles, a Livraria do Serviço Educacional Lar e Saúde (SELS). “A nossa intenção é divulgar mais a loja, tornando-a conhecida para a sociedade local. Nós estamos felizes em participar desse evento que é um desafio por envolver muitas pessoas e porque faz parte da cultura da região”, comentou Cíntia. Pela primeira vez na maior feira de livros da Amazônia que tem 4.700 m² repletos de literaturas, a Livraria SELS vai apresentar aos amantes do livro o seu slogan: Mais que uma loja, um estilo de vida.

Presente entre cerca de 192 Livreiros, expositores e representantes de editoras, a Livraria SELS vai estar no stand 112, com uma variedade de literatura cristã, com livros sobre comportamento, relacionamentos, saúde e alimentação, além de Bíblia em estilos diversos, livros denominacionais da Casa Publicadora Brasileira e literatura infantil, dentre outros, com a credibilidade que todo mundo já conhece. Durante o evento, milhares de pessoas que visitam a feira terão a oportunidade de conhecer a Livraria SELS, que vai ter promoções diárias de literaturas para toda família. A XV Feira Pan-Amazônica do Livro estará aberta ao público entre os dias 02 a 11 de Setembro no Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, o Hangar, que fica na Av. Doutor Freitas, bairro do Marco. Mais informações sobre a Loja do Serviço Educacional Lar e Saúde que há mais de 50 anos oferece produtos para o bem-estar de seus clientes acesse:
http://www.aba.org.br/sels.html

Alínic Teles

Literal ou simbólico?

Gosto de analisar a maneira pela qual as pessoas interpretam a Bíblia por meio das atitudes de Caim e Abel. O primeiro representa uma visão simbólica do texto bíblico. Em outras palavras: está escrito, mas não quer dizer que foi ou tenha que ser exatamente assim. Já o segundo representa uma visão literal, ou seja, daqueles que simplesmente decidem crer na revelação da forma como está apresentada, mesmo que isso entre em conflito com a visão popular. 
Na história de ambos fica claro o conflito entre a visão literal e a simbólica. Mas esse não é o único debate do gênero em Gênesis. O livro das origens levanta essa discussão nos seus primeiros capítulos. Aliás, um debate que até pouco tempo atrás existia apenas no âmbito da ciência secular, mas agora também agita algumas mentes em nossa igreja. A questão em evidência é: tanto o relato da criação do mundo em seis dias quanto o da origem do pecado são literais ou alegóricos?
Pela ótica de Abel, essa é uma descrição literal. Afinal, está na Bíblia que é a revelação escrita de Deus. Envolve Sua ação sobrenatural, que está fora do alcance de nossa razão. Precisa ser lida e aceita pela fé.
Já, pela visão de Caim, é difícil imaginar uma pessoa culta, inteligente e com visão científica, acreditar que um mundo tão complexo tenha surgido de forma tão simples. Ou mesmo que possa crer em um Deus que expressa Suas grandes ações de forma tão “infantil”. Crer que tudo é fruto de uma evolução natural parece mais lógico, inteligente, científico e politicamente correto do que crer na simples ação sobrenatural de Deus. Afinal, como não crer nisso, uma vez que o tema é apresentado por homens inteligentes e eruditos, enquanto a mensagem da Bíblia parece alcançar pessoas simples e movidas por algo tão inocente chamado fé? Parece mais lógico tentar substituir a ação direta de Deus pela ação humana, apresentando nossa criação como um fenômeno natural, nosso desenvolvimento como um processo evolutivo e nossa sobrevivência como a vitória do mais apto. Esse foi o sacrifício de Caim. Substituiu a palavra de Deus pela visão humana, o literal pelo simbólico.
Como você compreende os primeiros capítulos de Gênesis? Pela ótica de Abel ou de Caim? Parece que, quanto mais “evoluídos” estão os seres humanos, mais cadeados precisam colocar em suas portas. Que evolução é essa? Estamos num processo de evolução ou degeneração? Veja o contraste entre o que ensinam os homens e o que vem da Palavra de Deus. A teoria da evolução indica que surgimos de forma natural, dentro de processos muito primitivos. A partir daí, a vida humana começou a se desenvolver de formas primarias até formas superiores, como as que temos hoje. Já a Revelação indica que fomos criados em nosso máximo potencial, de forma perfeita e pela mão de Deus, nosso Criador. Mas, com a entrada do pecado, começamos um processo de degeneração, alcançando nossos níveis mais baixos, até o fim da história, quando Cristo voltará para nos levar de volta ao estado original. São visões totalmente contrastantes. Na primeira, a ação humana e natural está no comando. O homem é quem dirige os processos. Em outras palavras, nossa vida está completamente em nossas mãos. E para onde estamos indo com o completo controle da vida em nossas mãos? O que está acontecendo com o mundo? A outra mostra Deus no comando. Ele nos fez e dEle dependemos para viver e decidir. Sua vontade é que nos mostra o caminho para nos desenvolvermos e ser felizes. Qual é sua visão, de Abel ou Caim?

Visão literal ou simbólica?
O mais preocupante, porém, são as consequências de uma visão bíblica literal ou simbólica. Para os que têm a visão de Caim, o relato dos primeiros capítulos de Gênesis não tem autoridade. Contém apenas uma mensagem ilustrada ou alegórica. Naturalmente, essa visão acaba se expandindo para toda a Bíblia e, com isso, qualquer pessoa pode escolher, de acordo com seu gosto, o que é simbólico ou literal. A Revelação passa a ser um simples brinquedo nas mãos humanas. Por essa razão, existem tantas crenças, polêmicas, diferenças religiosas e contradições entre os próprios cristãos. Além disso, a visão alegórica de Caim, sobre o Gênesis, destrói verdades fundamentais de nossa fé. O casamento, estabelecido por Deus entre um homem e uma mulher, perde sua razão. A família passa a ser um passatempo e o homossexualismo se torna aceitável. O sábado perde seu papel como memorial da criação. Se não houve criação em seis dias literais, significa que ele também não foi dado por Deus no Éden. Sendo assim, passa a ser apenas opcional e pertencente ao povo judeu. A existência de Satanás e do pecado se torna apenas uma história destinada a amedrontar ou manipular as pessoas. Como consequência, se não existe Satanás nem pecado, também não há necessidade do sacrifício expiatório de Cristo na cruz. Todo o plano da salvação perde sua função. Sendo assim, por que Jesus deveria voltar para nos recriar em uma nova Terra sem pecado?
Como você vê, a visão dos primeiros capítulos de Gênesis pela ótica de Caim abala as verdades bíblicas fundamentais, especialmente o plano da salvação. Mais ainda, anula nossa identidade. Somos adventistas do sétimo dia e levamos em nosso DNA o sábado e a vinda de Jesus. Se não cremos na literalidade dos primeiros capítulos da Bíblia, por que estabelecer um memorial para algo que não existe? O sábado passa a ser um simples dia de descanso e relacionamentos sociais. Se estamos evoluindo para uma raça superior, por que a necessidade da segunda vinda de Cristo?
Mantenhamos a posição de Abel e permaneçamos fiéis à pura revelação da Palavra de Deus.


Erton Köhler é presidente da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Culto Jovem Sábado 06 de agosto de 2011


O culto jovem retorna hoje com força total. A diretoria está muito animada, e com muitas idéias novas. Venha hoje à tarde e confira as novidades do culto jovem "Em Construção". Sua presença é indispensável.

sábado, 30 de julho de 2011

Encontro de Solteiros




REGULAMENTO DO 1º ENCONTRO DE SOLTEIROS DE CIDADE NOVA   PROVIDÊNCIA E  REGIÃO


O Evento terá início às 20:00h do dia 19/08/11 Sexta-Feira, junto ao palco principal, e será encerrado às 12h do dia 21/08/11 Domingo.

1Quem Participa? Todo membro Batizado, regular na Igreja e acima de 15 anos de idade, como solteiros, divorciados e viúvos.


2O que trazer para o encontro: Muito ENTUSIASMO E ESPERANÇA, Kit de higiene pessoal, roupa para pratica de esporte e lazer, barraca de camping e colchonete de dormir, Bíblia e Lição da Escola Sabatina.


3Valor: da inscrição por pessoa é de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) inclusos: seis refeições: Jantar da sexta-feira, desejum, almoço e jantar de Sábado, desejum e almoço de Domingo. E SURPRESAS.


4Inscrições: deverá ser feita até o máximo dia 10 de Agosto, com o seu Pastor Distrital.
OBS.: Haverá somente 200 Inscrições, os 200 Primeiros inscritos terão sua vaga garantida fazendo com que a data do dia 10 de Agosto possa ser antecipada.


5 – Depósito – Banco Bradesco - Agencia: 2831/Ananindeua Conta Corrente 0025786-9 em nome de: Ana Lúcia Terezinha de Freitas da Silva.


6O comprovante: original do depósito deverá ser tirado cópia (xerox), a via original deverá permanecer com o inscrito, a cópia (xerox) entregue ao Pastor distrital do seu distrito. O recibo original deverá ser guardado pelo inscrito no evento servindo como ingresso apresentando-o na portaria de entrada do evento.


7Seguro: de Viagem: Como fazer o Seguro?
       O seguro de cada distrito deverá ser feito junto a Corretora Unibrás. Deve-se enviar o comprovante de depósito e listagem contendo nome, estado civil e data de nascimento de cada assegurado.
Fazer depósito no Banco Bradesco, Agência 0837-0, C/C 58171-2.
Enviar o fax para o número 0800 128488. O fax deve ser enviado até 3 dias úteis da saída. O valor do seguro para três dias custa R$ 0,67 por pessoa.(Favor verificar junto à seguradora).

Importante: No caso de desistência de qualquer inscrito, não haverá devolução do valor.

8 - O local: do Evento é exclusivo para os inscritos. Nenhuma outra pessoa deverá acampar dentro da área do mesmo.

9 - A questão segurança: é prioridade. Atuarão na área interna do Evento para garantir a tranqüilidade dos acampantes:
  • Seguranças dos Inscritos;   
  • Monitores e equipe de ordem do Evento - será responsável pelo controle da circulação de pessoal na área interna do Evento;
  • Além destes, contaremos com o apoio dos órgãos de segurança pública;
  • Qualquer incidente de indisciplina registrado pelos monitores e a equipe de ordem será apresentado ao coordenador de disciplina. Por isto, é importante que seu grupo seja relembrado de nossos princípios de comportamento Cristão.
10 - A aparência: durante o evento deve ser própria. Não será permitido o uso de roupas que transfigurem nossos ideais [transparentes, muito curtas, uso de jóias e cabelo comprido para rapazes (não precisa ser estilo militar)]. Não será permitida a circulação sem camisa na área durante o evento.
11 - Nenhum inscrito poderá ausentar-se do Evento, ou de alguma programação geral sem a autorização da Direção do Evento.
12 - Uso de identificação no Evento será obrigatório, para todos os acampantes e este servirá para o controle de presença no Evento e programações.
13 - Vendas - Haverá um stand de vendas dentro da área do Evento. Por isso, não será permitido à venda de qualquer produto que não seja da cantina do evento.

14 - Palestrantes: Pr. Geison (UNB), Profª. Cibelly (UNB), Pr. Rinaldo (Cidade Nova), Dr. Elias, Pr. Rubem (Marambáia), Pr. José Bonifácio (Aeroporto).   

15 Enviar por E-mail a Lista de Inscritos para o Evento assim que forem efetuados os devidos depósitos e inscrições, pedir ao pastor distrital para enviar a lista com os inscritos para evento, para e-mail: pastorrinaldo@yahoo.com.br


16 – Outras informações: (91) 8334.5566 – (91) 9244.8111 – (91) 8709.5855
        Pr. Rinaldo    e-mail: pastorrinaldo@yahoo.com.br
       Pr. Bonifácio    e-mail:  boni.pr@hotmail.com